TCM PARTICIPA DA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA

A 8ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa, organizada pelo vereador Gilberto Natalini, que aconteceu no dia 26 de maio, no Memorial da América Latina, reuniu mais de 1.500 pessoas, entre as quais a representante do Grupo Ambiental do TCM, Lígia Fonseca. O Grupo Ambiental do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, integrado por profissionais que se dedicam a estudar a sistematização de ações nesta área, além de proporcionar informação e educação a todos os servidores do TCM, esteve representado no evento com o objetivo de trocar ideias e informações sobre os temas.

Os assuntos foram divididos em três mesas de debates, sendo que a primeira teve como mediador o secretário de Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, que abordou temas como desenvolvimento, saúde e ambiente, além de apresentar os projetos que já estão em andamento na cidade de São Paulo.

O secretario de Segurança Urbana e coordenador do projeto Defesa das Águas, Edson Ortega, mediou o debate na segunda mesa, onde foram abordadas questões urbanísticas, aspectos econômicos e saúde pública na Cidade.

São Paulo e suas áreas verdes foram os temas discutidos na terceira e última mesa de debates, que contou com representantes do Grupo Abril, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Agenda 21 (programa de ações para o desenvolvimento sustentável), onde foi apresentado o resultado de uma parceria público privada.

Um terreno do Grupo Abril na região de Pinheiros, que há anos foi utilizado como um incinerador, estava abandonado e com seu solo contaminado.

A diretoria do Grupo Abril, juntamente com a Prefeitura de São Paulo, realizou um projeto de revitalização para o local, onde o solo e os troncos das árvores foram revestidos por um deck.

O espaço conta com sala de ginástica, sala de leitura, horta, oficinas de reciclagem e artesanato.

A iniciativa tornou o local um espaço público de sustentabilidade, batizado de Praça Victor Civita.

Autoridades participam da 8ª Conferência Municipal de Produção mais Limpa