Arquivos deslizantes otimizam espaço e
agilizam a localização de processos

O presidente Edson Simões visitou, no dia 28 de fevereiro, as novas dependências do arquivo de processos do Tribunal, que foi transferido do edifício sede para um dos anexos. A mudança faz parte do plano de reformas para manutenção preventiva e corretiva da infraestrutura física do edifício sede e seus anexos, um desafio que o conselheiro Edson Simões  assumiu ao voltar à Presidência da Casa em 2010. Com 34 anos à época, o prédio do TCM – considerado um dos patrimônios arquitetônicos e históricos da cidade de São Paulo -, necessitava de recuperação, readequação e modernização.

A mudança do arquivo finalizou um conjunto de 35 obras determinadas pelo presidente e realizadas no triênio 2010/2012, entre as quais, a construção da nova sede da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas, braço pedagógico do TCM  que auxilia o poder executivo ao oferecer cursos de curta duração, a distância e pós-graduação com a perspectiva de formar 140 mil servidores públicos.

O novo arquivo foi instalado no edifício anexo I, após uma readequação de espaço para abrigar, ainda, o almoxarifado. Também funcionam nesse espaço, a garagem e um vestiário destinado aos funcionários do serviço de limpeza.

Segundo o presidente, “essa mudança do arquivo foi necessária para evitarmos danos à nossa estrutura predial no mezanino do primeiro andar que estava sobrecarregada com o peso dos processos e já apresentava rachaduras, além do saturamento do espaço para arquivamento”. Além disso, acrescentou que “o TCM adotou o sistema de arquivos deslizantes que ampliam a capacidade do armazenamento, possibilitam mais agilidade na busca das informações e melhoram a conservação dos processos.”

Simões ressaltou, ainda, “que as pesquisas iniciais para a compra dos arquivos  apontavam valores que giravam em torno de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), inviabilizando a possibilidade da aquisição. Após uma sucessão de consultas de preço, o valor inicial reservado para a compra dos arquivos era de R$395.000,00 (trezentos e noventa e cinco mil reais), mas  a contratação foi efetuada pelo valor de R$189.000,00 (cento e oitenta e nove mil reais), resultando numa economia de 52,15%”.

O novo arquivo abriga os 190 mil processos do TCM, com espaço reservado para futuras ampliações.

Estiveram presentes durante a visita, o chefe de gabinete da Presidência, José Camilo dos Santos, a subsecretária geral, Roseli Chaves, o subsecretário administrativo, Wagner Dal Medico, o assessor Renato Tuma e o supervisor  da  Unidade Técnica de Cartório, Cadastro e Arquivo, Cristiano Ventura.

Presidente Edson Simões durante visita ao arquivo
Presidente Edson Simões, subsecretaria geral, Roseli Chaves, e o supervisor
da Unidade Técnica de Cartório, Cadastro e Arquivo, Cristiano Ventura,
nas novas dependências do arquivo